E a Semana da ARP hein?

Fabiane Madeira

Semana da Associação Riograndense de Propaganda, evento para reunir o setor. E eu, que sou uma jornalista cada vez mais marqueteira, fui lá ver o que de melhor nossos amigos publicitários tem a dizer sobre o futuro da comunicação. O que vi é que realmente TODOS estão precisando reinventar seu negócios: sejam da área de comunicação, sejam do varejo ou do setor de serviços.

O que vi é que as marcas precisam ser ágeis, conhecer seu público e se preparar: tem muita novidade vindo por aí - e esse processo não tem mais volta. E quem não acompanhar essas mudanças, vai acabar ficando para trás. Walter Longo, que recentemente deixou a presidência do Grupo Abril, foi taxativo: a empresa que não for dinâmica vai morrer. O motivo? O mundo não vai parar de evoluir para você continuar fazendo igual ao que fazia há 2, 5 ou 10 anos atrás. É preciso não apenas ver que o mundo está mudando, mas ir com ele, evoluir junto. Ainda que isso se traduza em um novo negócio, em mudar tudo o que vem sendo feito, correr riscos.

Uma coisa é certa: não tem mais dinheiro fácil. Quem ganhou, ganhou. E isso vale para as agências de publicidade, vale para o mercadinho da esquina ou para o pequeno confeccionista. Hoje não basta convencer, é preciso engajar o cliente. Não basta saber quem ele é, é preciso saber como ele está (sim, tem diferença). Não basta querer que ele compre seu produto, é preciso seduzí-lo a isso. Parece óbvio, né? Mas não é. O fato é que boa parte dos empresários - e daí falo em pequenos e médios - ainda não consegue entender o quanto investir em marketing, em publicidade é importante. Isso significa investir no seu próprio negócio. 

Muito clichê né? Pior é que não. Boa parte dos empresários brasileiros não está fazendo o óbvio, aquilo que os manuais de marca mandam fazer há 20 anos. Imagina se eles vão pensar em remarketing, comportamento do consumidor por área geográfica, realidade aumentada e tantas outros avanços que estão por vir? Fica difícil. O fato é que me parece certo que nenhuma empresa que queira crescer, enfrentar a crise e prosperar vai conseguir fazê-lo sem investir em marketing, sem ter produto de qualidade, sem conhecer seu cliente e saber muito bem como envolvê-lo. Quem quiser continuar “obrigando” o cliente a comprar, vai sofrer com a concorrência, afinal a competição será por preço e o made in China vai continuar ganhando sempre.

Não tem escapatória. Ou seu negócio evolui com o mundo ou ele vai definhar.

Ah! Mas e a Semana ARP, afinal? Excelentes conteúdos, vindos de quem faz propaganda para os grandes e pode inspirar quem trabalha com os pequenos. Uma revolução na cabeça de quem assiste. Só faltou distribuir um chip para que a gente instale todos esses insights nos clientes. Fica a dica, dona Arp.

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